quarta-feira, 25 de novembro de 2009

महा दुर्गा अस नोवे दुर्गास






Navadurga:
As Nove Durgas
Nava – que também significa 'novo' – quer dizer ‘nove’, um número que, em diversas culturas, recebe uma conotação toda especial e mágica. Assim, na Índia, temos o Navaratri (9 noites), Navapatrika (9 ervas), Navagraha (9 planetas) e Navadurga (9 manifestações da Deusa Durga). Cada deusa tem uma forma diferente e um significado especial. Navadurga, quando celebrada com fervor religioso, principalmente durante o Navaratri, nos dá a benção de erguer o espírito divino em nós e nos encher de alegria renovada. E quem não quer isso, não é mesmo?

Shailaputri
Shailaputri literalmente significa a filha (putri) das montanhas (shaila). Ela também é conhecida como Sati Bhavani, Parvati ou Hemavati, a filha de Hemavana - o rei dos Himalaias, e é a primeira entre as Navadurgas. Sua celebração acontece no primeiro dia do Navaratri - as nove noites divinas. Shailaputri é a corporificação do poder de Brahma, Vishnu e Shiva. A deusa é representada montando um touro e carregando um tridente e uma lótus em suas mãos.

Bharmacharini
Adorada no segundo dia do Navaratri, essa é a segunda forma da Deusa Mãe. Bharmacharini significa ‘aquela que pratica austeridade devota’. Ela nos ilumina na corporificação magnífica de Durga, com grandes poderes e graça divina. Em sua mão direita leva um rosário, e na esquerda, um jarro de água. Bharmacharini é bem-aventurada e distribui alegria, paz, prosperidade e graças para todos os seus devotos. Ela é o caminho para Moksha - libertação.

Chandra Ghanta
A terceira faceta da Deusa Durga é ‘Chandraghanta’, que é celebrada no terceiro dia do Navaratri para paz, tranquilidade e prosperidade na vida. Ela tem uma ‘chandra’ ou meia-lua na testa, sob a forma de um ‘ghanta’ ou sino. Por isso ela é chamada de ‘Chandraghanta’. Essa deusa é extremamente atraente e charmosa, com um brilho dourado em sua pele. Ela é a primeira manifestação de Durga que tem como animal de montaria o leão (que é um dos principais atributos da deusa). Ela é a manifestação da coragem e possui muita força para lutar em batalha contra os demônios.

Kushmanda
Kushmanda é a Quarta forma da deusa mãe e é adorada no quarto dia do Navaratri. O significado do nome ‘Ku-shm-anda’ é o seguinte: ‘Ku’ = um pouco; ‘ushma’ = ‘calor’; ‘anda’ = ‘o ovo cósmico’. Por isso ela é considerada a criadora do universo. O universo era apenas um vazio repleto de escuridão até que sua luz se espalhou em todas as direções, como os raios do sol. Ela é geralmente representada com oito ou dez mãos que carregam armas, rosário, etc. Sua montaria é o leão.

Skanda Mata
O quinto aspecto da deusa Durga é conhecido como ‘Skanda Mata’ – a mãe de Skanda ou Kartikeya, que foi escolhido pelos deuses para ser o comandante na guerra contra os demônios. Ela é adorada no quinto dia do Navaratri. Skanda Mata é acompanhada pelo Skanda em sua forma de criança. Ela tem quatro braços e três olhos. A mão direita superior segura a criança e a inferior, que está levemente levantada, carrega um lótus. O braço esquerdo está na posição que concede dádivas e graças e em sua mão esquerda inferior, que está levantada, também se encontra um lótus. Ela possui uma compleição brilhante e é geralmente retratada sentada num lótus

Katyayani
A sexta forma da Mãe Durga é ‘Katyayani’. Diz a lenda que uma vez havia um grande sábio chamado Kata, que tinha um filho chamado Katya. Kata era muito famoso e renomado na linhagem dos santos. Ele se submetia a longas austeridades e penitências para receber a graça da deusa Mãe. Ele desejava muito ter uma filha na forma de uma deusa. De acordo com seu desejo a Deusa Mãe atendeu seu pedido. Katyayani nasceu para Kata como um avatar de Durga.

Kaal Ratri
Essa é a sétima forma da Mãe Durga e é adorada no sétimo dia do Navaratri. Ela tem a pele escura, o cabelo rebelde e uma postura destemida. Um colar flamejante adorna seu pescoço. Ela possui três olhos que brilham forte e chamas terríveis emanam de sua respiração. Sua montaria é um burro. Sua mão direita levantada parece conceder dádivas a todos seus admiradores e sua mão direita inferior está na posição de suavizar os medos. A mão esquerda inferior carrega como arma um espinho feito de ferro, e há uma garra na mão esquerda superior. Ela é negra como Kali. Seu gesto de proteção nos liberta de nossos medos e problemas. Ela também é conhecida como ‘Shubhamkari’ – aquela que faz o bem.


Maha Gauri
Ela é reverenciada no oitavo dia do Navaratri. Seu poder é infalível e instantaneamente frutífero. Como resultado de sua adoração, todos os pecados do passado, presente e futuro são levados pela água e os devotos se tornam purificados em todos os aspectos da vida. Maha Gauri é inteligente, pacífica e calma. Devido a suas longas austeridades nas profundas florestas do Himalaia, ela desenvolveu uma pele escura. Quando Shiva a limpou com as águas do Ganges, seu corpo recuperou sua beleza e ela ficou conhecida como Maha Gauri, que significa ‘extremamente branca’. Ela veste roupas brancas, tem quatro braços e monta um touro. Sua mão direita superior está na posição que afasta os medos e a direita inferior segura um tridente. A mão esquerda superior leva um ‘damaru’ (um pequeno tambor de guizo) e a inferior está na posição de garantir dádivas a seus devotos.

Siddhidatri
Siddhidatri é o nono aspecto da Deusa. Ela é adorada no nono dia do Navaratri. Siddhidatri possui poderes de cura sobrenaturais. Ela tem quatro braços e está sempre numa posição encantadora e de bem-aventurança. Sua montaria é um leão. Ela abençoa todos os Deuses, santos, yogis, tântricose todos os devotos como uma manifestação da Deusa Mãe. No ‘Devi Bhagvata Purana’ diz-se que Shiva a adorava e foi abençoado com todos os Siddhis (poderes sobrenaturais). Foi com suas bençãos que o corpo do Senhor da Destruição ficou metade feminino e metade masculino no avatar Ardhnarishvara.

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